segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dia Mundial sem Tabaco...

Hoje é o Dia Mundial sem Tabaco. Todos reunidos conversamos sobre o tabaco e as consequências para a saúde de todos em geral e também da Natureza. Todos juntos pensamos em frases para a nossa professora escrever numa folha de registo, onde fizemos um desenho para levar para casa. Com este trabalho pretendemos sensibilizar nossos pais e familiares para deixarem de fumar.



"Fumar faz mal à saúde!"

"Não fumem porque faz mal aos pulmões!"

"Amigos, digam aos vossos pais para não fumarem porque faz mal à saúde e assim o ar fica poluído!"
"Pai, nunca fumes!"

"Proibido fumar todos os dias!"
"Fumar faz mal à Natureza!"

Os Amarelinhos

domingo, 30 de maio de 2010

Nino e Nina

A actividade da passada 5ª feira do Projecto "Re(agir) Ramalde escolhe Agir" foi muito interessante. A Inês e o Sérgio organizaram-nos por grupos e pediu-nos para inventarmos uma história que envolve-se vários sentimentos/emoções diferentes: amizade (no início da história), tristeza/zanga no meio, mas depois acabarmos a história com um final feliz. Todos inventamos histórias diferentes e originais e depois fizemos o registo, também em grupo, em banda desenhada. Foi uma actividade muito gira. Já aprendemos como devemos agir e lidar quando alguém nos magoa e como acabar sempre as coisas por bem...


Vamos ter saudades do Nina e da Nina, do Sérgio e da Inês.


Cá vos esperamos para o nosso lanche/convívio de final de ano...

terça-feira, 25 de maio de 2010

Àcerca do Lugar dos Afectos...

Os comentários dos amarelinhos:

"Gostei da parte quando estávamos no jogo!"
(Afonso)
"Gostei quando a Ana que era a responsável pela visita guiada, contou a história de que a casa azul estava grávida!"
(Mariana)
"As casas eram lindas!"
(Wilson)
"Gostei muito de entrar nas casas e da história!"
(Eduardo)
"Gostei quando estávamos dentro da flor cor de rosa que tinha 8 pétalas e que se chamava Praça do Amor!"
(Patrícia)
"Eu gostei quando vi o ninho das cegonhas em cima de um poste eléctrico!"
(Pedro)
"Gostei da parte que estávamos a lanchar à sombra!"
(Rodrigo)
"A parte de que eu gostei foi do sítio dos afectos que era um sítio encantado. Gostei do livro que era dos afectos!"
(Maria Júlia)
"Gostei muito das casas!"
(Mafalda)
"Eu gostei muito das casas porque tinha uma coisa amarela!"
(Carlos)
"Eu gostei muito quando estávamos dentro da varanda sem telhado, que era o jardim dos namorados!"
(Alexandre)
"Gostei quando entramos numa casa azul e gostei muito!"
(Daniel)
"Gostei da casa do amor que não tinha porta para sair!"
(Ricardo Vieira)

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lugar dos Afectos

Na passada sexta-feira fomos visitar o Lugar dos Afectos. Trata-se de um lugar quase mágico onde se fala das emoções e dos sentimentos e se respira harmonia. É um local constituído por casas e jardins temáticos que retratam uma história. Aprendemos que também existem sentimentos que devemos evitar para nos magoarmos e não magoarmos o próximo, de forma a promover o caminho para si próprio e para o coração dos outros. Vale a pena visitar o Lugar dos Afectos e ir de coração aberto para sentir verdadeiramente a essência do referido projecto.

Cientistas na escola...

Na 4ª sessão do nosso projecto "Cientistas na Escola" elaboramos duas coisas que se movimentam com o ar que respiramos: elaboramos uns foguetões com palhinhas e uns helicópteros de papel...


Divertimo-nos muito com estas experiências e aprendemos a ser cientistas de "palmo e meio"...

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gráfico de alturas...

A actividade “Elaboração de um gráfico de alturas” surgiu do interesse manifestado pelas crianças pela observação de qual o feijoeiro mais alto e das conversas de comparação dos mesmos. Considerei então que outra actividade do género lhes suscita-se interesse e motivação, desta vez comparando as alturas das crianças. Foi pedido que as crianças formassem uma fila e se ordenassem por ordem crescente. Começaram então a surgir algumas dúvidas como era de esperar e então propus que todos fossem medidos através de umas fitas previamente cortadas. Foi pedido a cada criança para se encostar à parede e a outra criança que marca-se com uma caneta de feltro a altura do seu colega na fita de cartolina. A criança medida cortou a fita pela marca registada pelo colega e partiu para a sua decoração. Tendo concluídas as medições e as decorações das fitas, estas foram coladas em papel cenário e identificadas por cada criança. Numa fase de reflexão, numa conversa em grande grupo, questionei as crianças sobre o que observavam (quem era o mais alto, quem era o mais baixo, se havia meninos com a mesma altura, quantas crianças existiam mais baixas em relação a uma, quantas existiam mais altas, quantos meninos existiam, quantas meninas, entre outras possíveis questões) estimulando desta forma o levantamento de questões, encorajando as crianças a discutir e interpretar o gráfico no sentido de descobrirem relações. Como cada dia tem um responsável pela sala foi também solicitado que se contabilizassem quantas crianças eram mais baixas e mais altas em relação ao responsável e que se procedesse ao registo numa folha.




Ordenação crescente e decrescente...

Uma vez que os nossos feijoeiros estão cada vez maiores mas todos eles diferentes, claro, nada como ordená-los.
A professora pediu-nos para os ordenarmos por ordem crescente e explicou-nos a diferença entre ordem crescente e decrescente...


A matemática sempre presente no nosso dia-a-dia...




Registámos então a actividade...


Mas a progressão dos nossos feijões foram registadas também livremente...



Eis aqui alguns exemplos:


Sementeira...

Lembram-se de quando colocámos os nossos feijões a germinar?
Pois é, cresceram tanto e registámos todas as semanas a sua evolução...

Trabalhamos muito o nosso sentido de observação...


terça-feira, 4 de maio de 2010

Dia da Mãe...

Ontem comemoramos o Dia da Mãe. A nossa sala, juntamente com as salas verde e azul convidaram as mães a virem à escola para uma surpresa. A nossa professora de ginástica preparou uma aula para as mães fazerem com os seus filhos ao ar livre...

Foi muito bom, muito animado e nada melhor que um lanche e um chá para completar o convívio.

Cantamos também a canção do Dia da Mãe...

Foi uma tarde bem passada com muito amor...





A preparação das prendas para a Mãe...

Para ti mãe pintamos um vaso onde depois plantámos um bolbo de Jacinto (uma linda flor amarela) que depois tens de cuidar...
No vaso cada um de nós espetou uma flor feita com garrafas de plástico com uma frase que dissemos sobre a Mãe.

Ficou uma prenda muito bonita não acham?

Espero que gostem...




Também te pintámos um painel onde cada um de nós te pintou...

Ficou muito colorido e cheio de mães bonitas...

domingo, 2 de maio de 2010

Para todas as Mães...


“Ser mãe é renascer em vida
E ter o paraíso em suas mãos,
É não se importar com a dor
Na pressa de conhecer seu grande
Amor,
Ser mãe!...
É amar...
E amar,
É beijar e abraçar
Sem nunca se cansar,
É conhecer o infinito amor,
Na alegria e na dor,
Ser mãe!... É dar a vida,
E permanecer viva
Mas não se pertencer mais,
Ser mãe é o milagre da multiplicação,
Multiplicar vidas, amor,
E eterna devoção.”

sábado, 1 de maio de 2010

Aquarela...

Numa simples aquarela...
Numa simples folha de papel...
Há tanto por onde viajar...
Até por cima do arco-íris...