quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gráfico de alturas...

A actividade “Elaboração de um gráfico de alturas” surgiu do interesse manifestado pelas crianças pela observação de qual o feijoeiro mais alto e das conversas de comparação dos mesmos. Considerei então que outra actividade do género lhes suscita-se interesse e motivação, desta vez comparando as alturas das crianças. Foi pedido que as crianças formassem uma fila e se ordenassem por ordem crescente. Começaram então a surgir algumas dúvidas como era de esperar e então propus que todos fossem medidos através de umas fitas previamente cortadas. Foi pedido a cada criança para se encostar à parede e a outra criança que marca-se com uma caneta de feltro a altura do seu colega na fita de cartolina. A criança medida cortou a fita pela marca registada pelo colega e partiu para a sua decoração. Tendo concluídas as medições e as decorações das fitas, estas foram coladas em papel cenário e identificadas por cada criança. Numa fase de reflexão, numa conversa em grande grupo, questionei as crianças sobre o que observavam (quem era o mais alto, quem era o mais baixo, se havia meninos com a mesma altura, quantas crianças existiam mais baixas em relação a uma, quantas existiam mais altas, quantos meninos existiam, quantas meninas, entre outras possíveis questões) estimulando desta forma o levantamento de questões, encorajando as crianças a discutir e interpretar o gráfico no sentido de descobrirem relações. Como cada dia tem um responsável pela sala foi também solicitado que se contabilizassem quantas crianças eram mais baixas e mais altas em relação ao responsável e que se procedesse ao registo numa folha.