segunda-feira, 7 de junho de 2010

Perfumes e sabonetes...

Lembram-se do nosso projecto "Porto de Crianças - Cientistas na Escola"?
Já fizemos foguetões grandes (pressão de ar em movimento), foguetões pequenos com palhinhas e helicópteros de papel (força do ar parado), já vimos as cores do arco-íris através de um CD e de luz a atravessar um copo de água (difracção e refracção da luz), pintamos um pião de Newton (ilusão óptica), fizemos pega monstros (soluções, misturas, coisas solúveis e não solúveis, dissoluções) e hoje, na última sessão deste nosso projecto fizemos perfumes e sabonetes. A Inês trouxe uma planta com umas folhas muito cheirosas. Essa planta tem o nome de alfazema. Ela pediu-nos para tirarmos as folhinhas todas dos pequenos caules para depois podermos retirar o aroma. Todos colocamos as folhas num recipiente chamado almofariz e com um pilhão fizemos muita força para esmagar as folhas. Depois de todos termos experimentado esmagar as folhas a Inês colocou alcool no almofariz e deu-nos a cheirar. Cheirava bem mas cheirava também a alcool. Então a nossa cientista adicionou água e finalmente criamos o nosso perfume que foi filtrado através de papel absorvente e um funil para retirarmos as folhas e ficarmos só com o líquido (o líquido era verde, da cor das folhas e a Inês explicou que essa cor era por causa de uma substância chamada clorofila que estava nas folhas).
Para fazer os sabonetes a Inês deu-nos um cubo que parecia gelo mas não era (não era frio e não derretia nas mãos). Ela explicou que eram cubos de glicerina e para podermos fazer os sabonetes tínhamos que derreter aqueles cubos. Como era necessário calor para os derreter a Inês trouxe um mini fogão onde só ela mexeu. Aqueceu os cubos e eles ficaram no estado líquido. Ela acrescentou um pouco do nosso perfume e colocou o líquido numas formas em forma de estrelas. Deixamos arrefecer depois desenformamos e ficamos com os nossos sabonetes cheirosos (mudanças de estado, solidificação, liquidificação, plantas aromáticas/extracção de aromas).
Foi uma experiência muito divertida e uma boa forma de concluirmos o nosso projecto "Cientistas na Escola", com o qual aprendemos muitas coisas interessantes e importantes.
Beijos à Inês, à Claúdia e ao Jorge e um muito obrigada por nos terem proporcionado estas experiências científicas fantásticas.




1 comentário:

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá amarelinhos,

Já há algum tempo que não deixava um comentário, mas ao ver tantas e tão interessantes aprendizagens, não resisti. parabéns a todos, estão mesmo crescidos!
Bjs, Juca e Sala Fixe