Myspace Layouts
domingo, 31 de agosto de 2008
quinta-feira, 24 de julho de 2008
TUDO O QUE APRENDI NA VIDA
ano de um curso superior.
É num pequeno monte de areia do
recreio do Jardim de Infância que
se pode aprender tudo o que é necessário saber na ida:
-Partilhar
- Não bater em ninguém
- Respeitar as regras do jogo
- Guardar as coisas nos sítios onde estavam
- Manter tudo sempre limpo
- Não mexer nas coisas dos outros
- Pedir desculpas quando se magoa alguém
- Viver uma vida equilibrada: estudar, pensar, desenhar, pintar, cantar, dançar, brincar, trabalhar, fazer de tudo um pouco, todos os dias
Afinal, o segredo duma vida feliz está nas pequenas verdades do dia-a-dia.”
Robert Fulghum, 1991
segunda-feira, 21 de julho de 2008
AS FÉRIAS ESTÃO AÍ !!!
Com a chegada do verão e das férias lectivas, todos nós, Pais, levantamos o problema da ocupação dos tempos livres dos nossos filhos.
Deixo-vos aqui algumas sugestões, para realizarem dentro ou perto da nossa Cidade do Porto (e sem grandes custos!):
- Realizar um passeio de comboio, até Aveiro, Espinho...
- Fazer uma viagem de electrico pela marginal até à Praça dos Leões.
- Aproveitar para visitar o Centro da nossa Cidade: a Ribeira, a Av. dos Aliados, a Torre dos Clerigos, a Livraria Lello; etc
- Dar um passeio de barco, na Ribeira e fazer o percurso das 5 pontes.
- Visitar os Museus
- Passear nos Jardins de Serralves.
- Fazer um Piquenique no Parque da Cidade: aproveitar para jogar à bola, ver os patos, correr ,saltar e brincar, observar as àrvores, ver os cavalos, etc
- Visitar o Pavilhão da Àgua
- Fazer uma visita ao Planetário do Porto, que tem sessões adequadas aos mais pequeninos.
- Visitar o Centro Multimeios de Espinho que também tem sessões de Astronomia para crianças.
- Ir à Biblioteca Almeida Garrett e aproveitar para ler e contar histórias. A BAG tem um sistema de de emprestimo gratuito de livros. Basta pedir um cartão de leitor. Peçam informações.
- Visitar o Parque Biologico de Avintes onde podem passar um dia inteiro na natureaza, levar almoço ou se preferirem almoçar no self Service do Parque.
- Visitar os Jardins do Palacio de Cristal. Há patos, pavões, coelhos, pombas, etc
- O Programa Ciência Viva do Ministerio da Ciencia e Tecnologia tem diversas sessões gratuitas para toda a familia que promovema observação dos astros,visitas aos Farois, ao Jardim botânico, etc. Procurem indicações
Lembrem-se que:
«Os filhos não precisam de pais extraordinários, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar no seu coração»
in, «Pais Brilhantes, Professores Fascinantes» de Augusto Curry
Desejo que aproveitem bem o tempo...
e
BOAS FÈRIAS PARA TODOS
FOI UM DIA MARAVILHOSO
O S. Pedro, que parecia zangado connosco afinal mandou-nos uma tarde de sol.
Por volta do meio-dia e meia viemos cá para fora. Queriamos fazer uma recepção bonita. Tinhamos ensaiado uma canção:
Olá amiguinhos como estão?
As vossas amizades como vão?
Faremos os possíveis para sermos amigos
Olá amiguinhos como vão?
Passados alguns minutos apareceu lá ao fundo a camioneta. Aí vêm eles!!!
As crianças saltavam de animação. VIVA, VIVA.
Depois...depois foi um desenrolar de emoções.
Conhecemos aqueles dos quais somos grandes amigos mas que nunca tinhamos visto.
O á vontade e a segurança que todos demostravam refletiam uma amizade verdadeira.
Já sentados lá atrás no recreio e enquanto os adultos colocavam o piquenique que iamos partilhar,cantamos a canção "Ter amigos é tão bom"
VAMOS ALMOÇAR!
Após o almoço, a mãe do N. que é guia turistica, veio falar-nos sobre os monumentos que tinhamos seleccionado para o portfólio do Porto que oferecemos aos nossos amigos.
No fim ofereceu a cada um diversos prospectos para, se os nossos amigos quiserem voltar com os pais num fim-de-semana, não se perderem e descobrirem as maravilhas da nossa cidade.
OBRIGADA D. NATÁLIA.
O tempo foi passando quase sem darmos por ele. Cantamos, dançamos e actuamos para os nossos amigos.
Já quase no final comemos os bolos. Havia para todos os gostos:
Pão de ló amarelinho, feito com ovos caseiros, que os nossos amigos trouxeram de Barcelos
Bolo de laranja coberto com gomas
e
Bolo de chocolate coberto de pintarolas
O dia acabou com uma troca de presentes.
Os nossos amigos vinham carregados com lembranças de Barcelos:
Uns galitos LINDOS feitos por eles
Outros galos feitos em Barcelos
Bolinhas de barro para tentarmos ser nós os artesãos
"Bolinhos de Amor" ao nosso tamanho
e um cartaz com fotos da ida ao museu Rosa Ramalho onde os nossos amigos fizeram um Menino Jesus em barro.
Foi um dia maravilhoso!
domingo, 20 de julho de 2008
QUANDO ERAMOS PEQUENINOS
Quinta-feira, 03 de Abril de 2008
Ainda a semana do livro infantil
Promover o intercambio e a partilha entre os JI's e comemorar de uma forma diferente a Semana do livro Infantil, eram estes os objectivos estabelecidos.
Os meninos da Sala dos Pequeninos foram visitar os meninos do JI das Campinas e a educadora Ana contou, para todos, a história " O Sapo encontra um amigo" recorrendo à apresentação do livro atraves de Powerpoint.
Foi uma manhã diferente...
Amanhã será a vez das crianças do JI das Campinas nos virem presentear com uma peça de teatro toda preparada pelas crianças
Segunda-feira, 24 de Março de 2008
Gosto do Jardim de Infância...
Gosto do Jardim de Infância
porque cá posso brincar
fazer lindas construções
depois tudo desmanchar.
Ouvir histórias e canções
depois ser eu a contar...
correr, saltar e jogar
conversar e partilhar
(...)
Gosto do Jardim de Infância...
É dificil de entender?
Tenho cá muitos amigos,
muitas coisas para fazer!
Quarta-feira, 19 de Março de 2008
PARA TI, PAPÁ (Sala dos Pequeninos)
Domingo, 27 de Janeiro de 2008
Na sala dos pequeninos...
Esta semana trabalhamos a "História dos três Ursinhos"
Ainda tivemos a oportunidade de ouvir a Ilda a contar "O capuchinho Vermelho" reforçando as noções topológicas - Em cima/ em baixo; ao lado/ a trás; dentro e fora.
introduzido.
Enfim, uma semana muito cheia de actividades e alegria.
Terça-feira, 22 de Janeiro de 2008
A nossa primeira saída, a visita ao Maria Rapaz
Quarta-feira, 16 de Janeiro de 2008
E a história dos 3 porquinhos continua a dar que contar!
Na nossa sala, os livros e as histórias vão constituir o tema, o mote do trabalhado a ser desenvolvido durante este ano lectivo.
Ouvir histórias, ler, observar e manusear os livros, recontar a história são actividades que proporcionadas aos vossos filhos para que o desejo e prazer de ler seja incutido.
Aqui podemos observar uma criança a fazer o reconto da história para alguns dos seus amigos, utilizando os materiais construidos pela educadora.
Terça-feira, 15 de Janeiro de 2008
Na sala dos pequeninos...
Promover um maior dominio da linguagem, alargar o vocabulário, construir frases cada vez mais correctas e complexas são objectivos fundamentais na educação pre-escolar
As histórias são um dos meios mais ricos em situações didaticas e pedagógicas. Constituem um meio delicioso de contacto com a realidade, um meio de aumentar e compreender melhor o nosso mundo.
O livro assume cada vez mais uma grande importância, quer como veículo de cultura, quer como um meio de viajar pelo mundo da fantasia, da magia e do imaginário
Desde o início deste Novo Ano que estamos a trabalhar as Histórias Tradicionais.
Já conhecíamos a História do Capuchinho Vermelho.
Agora a Educadora contou a História dos três Porquinhos.
E não ficamos por aqui...
Querem saber mais???
Vejam as proximas notícias!
Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2007
As actividades na Sala dos Pequeninos, durante o 1º período.
Pais,
Depois de um período de tempo em que os vossos filhos se foram adaptando à nova realidade, alargando as relações interpessoais com as outras crianças e com os adultos, chegamos a uma fase de trabalho que, apesar de ainda não ser sistematizado, é prova da evolução do grupo.
Pretendemos proporcionar aos vossos filhos a oportunidade de se integrarem, sentindo-se seguros e felizes, estabelecendo com o adulto uma relação afectiva de confiança e amizade.
Na grande maioria das crianças sentimos que isso já foi adquirido;
- As crianças gostam de vir para o Jardim de Infância;
- Estabeleceram uma boa relação com os adultos da instituição e mais especificamente com os adultos da sala;
- Criaram (na grande maioria) relação de amizade com os colegas;
- Tornaram-se mais autonomos;
- O grupo começou a ganhar alguma identidade: As crianças interagem, confrontam-se, criam brincadeiras, tentam resolver os conflitos.
Segunda-feira, 15 de Outubro de 2007
Na sala dos pequeninos...
É o Vermelhinho, o nosso peixinho.
Com ele vamos aprender as cores.
Hoje começamos, como não podia deixar de ser, pelo VERMELHO.
Venham ver como foi...
