segunda-feira, 17 de novembro de 2008



As vivências do dia-a-dia, no Jardim de Infância são muitas vezes ricas em oportunidades para desenvolver e construir conceitos matemáticos.

«As próprias rotinas diárias encerram ou podem ser aproveitadas para desenvolver e tratar questões matemáticas, desenvolvendo ideias e relações entre elas. Estes conceitos e ideias são de uma importância vital para a sua formação, pois serão o suporte de grande parte dos conhecimentos mais complexos que se irão construir posteriormente»

In "Descobertas Matemáticas no Jardim de Infância", João Sampaio Maia - ESE do Porto e Conceição Menino - DREN, ESE do Porto

Hoje, aproveitando o bom tempo que se fez sentir, estivemos a desenhar as árvores... deitados numa manta, estivemos a registar a perspectiva que tínhamos: os ramos, o tronco, as folhas. Desta forma, estivemos a explorar noções de espaço, perspectiva e ponto de vista.

3 comentários:

Berta disse...

Essas noções de matemática estão mesmo a funcionar!

A Inês no outro disse-me: mamã, o teu braço assim parece um triângulo! E anda sempre a contar tudo... até as borbulhas da varicela... mas isso não está fácil, são imensas!

Beijinhos,

Mãe da Inês

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

Ola Mãe,

Então a varicela da Ines tem-lhe dado que fazer???

Um beijinho para ela...já estamos com saudades!

Berta disse...

Olá!

A Inês tem parecido um pacote de pipocas ambulante... hehehe

Mas já está bem melhor! Agora já só falta recuperar as forças.

Vamos lá ver como é que vai correr o regresso à escolinha...

Beijinhos,

Mãe da Inês