segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Actividades para fomentar a leitura (actividades Pre-leitoras)


«Ao longo dos anos pré-escolares as crianças não só continuam a progredir do ponto de vista das aquisições sobre a sua língua materna como começam a desenvolver algumas intuições sobre a estrutura e o funcionamento da própria língua. As crianças em idade pré-escolar conhecem e utilizam um vocabulário relativamente extenso de palavras. Compreendem facilmente os significados de questões, ordens e histórias. Processam igualmente de forma automática os segmentos da fala, o que, por exemplo, lhes permite distinguir e articular palavras que se distinguem entre si apenas por um som (por exemplo, pato e gato).
(...)
A consciência fonológica é a capacidade para reflectir sobre os segmentos sonoros das palavras orais. Mais especificamente refere-se à capacidade para analisar e manipular segmentos sonoros de tamanhos diferenciados como sílabas.»

In," Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância - Textos de Apoio para Educadores de Infância", de Ines Sim-Sim, Ana Cristina Silva e Clarisse Nunes, Junho de 2008.

Promovemos constantemente actividades para desenvolver a consciência fonológica; contamos as " palmas" que cada palavra contem (fazemos corresponder a cada silaba uma palma ); fazemos a leitura (quase diária) de histórias, promovemos a aprendizagem de textos poéticos e de poesias, fomentamos a "leitura" de textos escritos com substituição de palavras por imagens.
Alguns exemplos:




Sem comentários: