terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mais uma historia, desta vez sem livro


A FORMIGA E A NEVE

(Adaptação de uma história tradicional)



Era Inverno. O frio era muito. Lá fora os campos estavam cobertos de neve.

A formiga andava à procura de um grão de comida quando um pedacinho, um só pedacinho de neve se desprendeu da árvore caindo-lhe em cima do seu pequeno pé.

Aflita, tentou desprende-lo mas em vão.


Decidiu, então, pedir ajuda ao sol:

- Oh sol, tu que és tão forte,

que derretes a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até a nuvem me tapa.


A formiga vai ter com a nuvem:

- Oh nuvem, tu que és tão forte,

que tapas o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até o vento me sopra.


A formiga vai ter com o vento:

- Oh vento, tu que és tão forte,

que sopras a nuvem,

a nuvem que tapa o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até o muro me tapa.


A formiga vai ter com o muro:

- Oh, muro, tu que és tão forte,

que tapas o vento,

o vento que sopra a nuvem,

a nuvem que tapa o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até o rato me rói.


A formiga vai ter com o rato:

-Oh rato, tu que és tão forte, que róis o muro,

o muro que tapa o vento,

o vento que sopra a nuvem,

a nuvem que tapa o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até o gato me come.


A formiga vai ter com o gato:

Oh gato, tu que és tão forte,

que comes o rato,

o rato que rói o muro,

o muro que tapa o vento,

o vento que sopra a nuvem,

a nuvem que tapa o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até o cão me apanha.


A formiga vai ter com o cão:

- Oh cão, tu que és tão forte

que apanhas o gato,

o gato que come o rato,

o rato que rói o muro,

o muro que tapa o vento,

o vento que sopra a nuvem,

a nuvem que tapa o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!

- Eu, formiga, sou tão forte que até o homem me prende.


A formiga vai ter com o homem:

- Oh homem, tu que és tão forte,

que prendes o cão,

o cão que apanha o gato,

o gato que come o rato,

o rato que rói o muro,

o muro que tapa o vento,

o vento que sopra a nuvem,

a nuvem que tapa o sol,

o sol que derrete a neve,

a neve que meu pé prende,

solta o meu pezinho!!!


O homem era bom e olhou para a formiga que estava a ficar cheia de frio…

Então, com muito cuidado, retirou a neve que cobria o pezinho da formiga

e ela pode finalmente ir para casa onde se foi aquecer junto do fogo quentinho.

Vitória, vitória, acabou-se a história!

Com pós de perlimpimpim a história chegou ao fim!

6 comentários:

Os Malandrecos disse...

os malandrecos adoraram essa história. Espero que ocês também tenham gostado muito.
Beijinhos.

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

Ola Malandrecos,


Nós também gostamos muito da história e estamos a fazer uma surpresa...
Talvez sexta-feira já esteja pronta e disponível aqui.
Passem depois para nos dar a vossa opinião...
Bjs e bom trabalho

Luz disse...

Que bom que contaram a história. Já não a ouvia há muitos anos. A minha mãe costumava contar-ma quando eu era pequenina como vós!
Amanhã já a conto aos meninos da Brandoa!
Luz

M. Jesus Sousa (Juca) disse...

Olá Amarelinhos,

É muito gira esta lengalenga, não é? E muito antiga também...

Nós temos um powerpoint sobre ela (que foi disponibilizado por uma colega, acho que na @rcacomum) mas ainda não a vimos, pois temos andado muito atarefados com descobertas sobre a água... mas até vem a propósito, por isso vamos ter que arranjar um tempinho um dia destes...

Vamos ficar à espera do resultado do vosso trabalho, depois vimos cá espreitar!

Beijinhos da Sala do Arco-íris do Jardim de Cruzeiro.

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

Ola meninos da sala do Arco ìris,

Nós sabemos das vossas experiências pois temos andado a "coscuvilhar"...

Conhecem a história «Valéria e a vida» de Sidónio Muralha???(Edições Gailivro, 2004)
É a história de uma menina que fica triste por ver o seu riacho poluído...
Já que estão a falar da água...

Continuem com as vossas experiencias...nós continuamos com o inverno, a neve, a chuva...

Bjs
Amarelinhos

Marilac disse...

Olá,
Voltei a ser criança lendo essa historia!!!
As crianças vão adorar com certeza!
bjs
Marilac