Texto retirado do blog da CONFAP As crianças que lêem, ou ouvem ler, e contactam com livros todos os dias, desenvolvem-se melhor e têm mais sucesso na escola. | ||
7 Exelentes razões para ler com as crianças | ||
1. | Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação; | |
2. | Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem; | |
3. | As imagens, as informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo; | |
4. | Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros; | |
5. | Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio; | |
6. | Os laços afectivos entre as crianças e os adultos tornam-se mais fortes; | |
7. | A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão. |
Conselhos às famílias |
1. Inclua os livros no dia-a-dia das crianças À noite quando as crianças já estão na cama, leia-lhes antes de adormecerem. Os livros acalmam e dão serenidade. O momento do banho também pode incluir livros de plástico ou de borracha. 2. Faça da leitura uma actividade divertida Tenha sempre uma estante baixa com livros, uma caixa, ou um cesto na zona dos brinquedos. Deixe a criança escolher o livro que quer ler consigo. Pode propor outros livros, mas não force. É importante que leia ou oiça ler com prazer. 3. Guarde alguns minutos por dia para ler com as crianças Reserve sempre alguns minutos do dia para ler, observar e conversar sobre os livros que a criança aprecia. As crianças pequenas não aguentam muito tempo e não se deve forçar. À medida que vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir ler histórias durante mais tempo. 4. Vá com as crianças à Biblioteca Pública As bibliotecas públicas são muito acolhedoras e estão cheias de livros para todas as idades. Experimente ir com os seus filhos. O atendimento é muito agradável e o empréstimo é gratuito. Requisite livros para ler em casa com os seus filhos. 5. Ofereça livros às crianças Ofereça livros aos seus filhos. Habitue as crianças a escolherem um livro para dar aos amigos como presente. Visite livrarias, supermercados e feiras do livro e deixe as crianças mexerem nos livros expostos para escolherem os que mais lhes agradam. Não imponha o seu gosto. |
Como ler com as crianças pequenas |
1. Mostre a capa, mostre os livros e fale sobre as ilustrações. 2. Deixe a criança virar a página, se ela quiser. 3. Leia as frases e mostre-as com o dedo. 4. Torne a história viva, faça uma voz diferente para cada personagem e use mímica para contar a história. 5. Quando a criança começa a saber ler deixe-a ler palavras e frases. Leia a par. 6. Faça perguntas e converse sobre a história, sobre as informações e sobre as imagens. 7. Verifique se a criança está a compreender bem. 8. Deixe a criança comentar o livro, contar a história ou partes da história. 9. Se a criança não mostrar interesse não insista. Leia outra história ou leia noutra altura. 10. Se a criança pedir, volte a ler a mesma história uma ou várias vezes. É frequente as crianças quererem ouvir muitas vezes uma história que lhes agrada. |
É importante que as crianças contactem com livros adequados em todas as idades. Se o contacto for diário os progressos tornam-se evidentes, para grande alegria de todos! |
Entre os 6 e os 12 meses a criança: Observa os livros. Tem interesse por imagens e caras de pessoas. Estica-se para apanhar coisas. Leva os livros à boca. Os livros mais adequados são: Coloridos, com fotografias de crianças ou imagens grandes e nítidas. Resistentes e laváveis. De cartão grosso, de pano ou plastificados, com páginas fáceis de virar. Entre os 12 e os 24 meses a criança: Senta-se sozinha. Consegue agarrar e transportar o livro. Segura-o na posição correcta, virado para cima. Transporta o livro pela casa. Entrega o livro ao adulto para que lhe leia. Os livros mais adequados são: Coloridos, com imagens ou fotografias que incluam outras crianças, brinquedos e objectos em situações familiares nítidas, como por exemplo dormir, comer ou brincar. Com poucas palavras em cada página. Entre os 2 e os 3 anos a criança: Aprende a segurar o livro bem e a virar as páginas. Procura para a frente e para trás num livro as ilustrações que já conhece e de que mais gosta. Relaciona o texto com a imagem, diz frases completas de cor. Por vezes consegue dizer histórias completas. Os livros mais adequados são: Coloridos, com páginas de cartão — mas também com páginas de papel. Livros sobre crianças e famílias e sobre muitos temas: fazer amigos; alimentos; animais; camiões, carros, comboios, barcos, etc. Livros com palavras associadas a imagens. Entre os 3 e os 5 anos a criança: Segura um livro correctamente. Volta as páginas, uma de cada vez. Ouve histórias mais compridas. Pode voltar a contar uma história conhecida. Distingue histórias contadas de histórias lidas. Começa a conhecer as letras do alfabeto. Pode começar a saber ler palavras e expressões e a escrever o nome. Os livros mais adequados são: Livros de histórias. Livros sobre crianças que são como elas e que vivem como eles, mas também sobre diferentes lugares e diferentes formas de vida. Livros com textos simples que possam memorizar. Livros que ensinam a contar, ensinam o alfabeto e ensinam palavras e frases. A partir dos 6 anos a criança: Está desejosa de conseguir ler sozinha, mas continua a adorar ouvir os adultos lerem alto. Procura os livros preferidos e lê livros novos. Gosta de descobrir nos livros as letras, sílabas ou palavras que já reconhece. Vai conseguindo ler frases e ao sentir os seus próprios progressos sente-se vitoriosa. Os livros mais adequados são: Livros com imagens coloridas, com pouco texto para ler sozinha e treinar ou com texto mais longo para ouvir ler e para descobrir sílabas, palavras e frases; histórias familiares; contos tradicionais; histórias de animais; informações sobre vários temas histórias alusivas à época do ano, Natal, estações do ano, ir para a escola, tempo de férias, etc. Texto retirado de aqui |
Sem comentários:
Enviar um comentário