sábado, 13 de setembro de 2008

Com o objectivo de promover uma maior aproximação e envolvimento das famílias na escola, vamos publicar alguns textos que vão possibilitar um maior conhecimento do trabalho realizado pelos Educadores de Infância.

  • O educador concebe e desenvolve o currículo:
1 - Através da planificação, organização e avaliação do Ambiente Educativo;

2 - Através da planificação, organização e avaliação das Actividades e Projectos;

3 - Através da relação afectiva


1- Organiza o espaço e os materiais como um recurso para o desenvolvimento do projecto curricular;
- Utiliza materiais estimulantes e diversificados;
- Organiza o tempo de forma flexivel;
- Mobiliza recursos educativos(ex: TIC's);
- Cria condições de segurança e bem estar.


2 - Observa as crianças tendo em vista a planificação adequada, das actividades e projectos, às necessidades de cada criança e do grupo;
- Planifica de forma flexível e integrada de acordo com a observação e avaliação diagnóstica; considerando as propostas explicitas e implícitas das crianças;
- Planifica de acordo com os objectivos definidos, proporcionando aprendizagens diversificadas e transversais, seguindo as Orientações Curriculares.


3 - Favorece a segurança afectiva;
- Promove a autonomia; o envolvimento das crianças nas actividades;
- Fomenta a cooperação entre as crianças;
- Estimula a curiosidade pela realidade envolvente;
- Promove o desenvolvimento da capacidade de raciocinio na resolução de problemas;
- Estimula a vontade de aprender;
- Promove o desenvolvimento Pessoal, Social e Cívico, numa perspectiva de educação para a Cidadania.


(Texto baseado no Dec. Lei 241/2001, sobre o Perfil Geral de Competencias dos Educadores)

Sem comentários: