segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A nossa semana

“Ler para alguém, e em particular para as crianças constitui uma das mais poderosas formas de desenvolver, no sujeito, comportamentos pró-leitores. De facto a modelagem constitui uma poderosa forma de ensino e de aprendizagem, sendo responsável por um grande número de comportamentos humanos de longa duração. Entre estes contam-se inequivocamente a orientação para a leitura e para os livros”

(Lopes 2006:64)


As histórias constituem um meio delicioso de contacto com a realidade, um meio de aumentar e compreender melhor o nosso mundo.

Desenvolvem a capacidade de compreensão e de expressão, estimulam a imaginação e cultivam a inteligência, enriquecem o vocabulário, exigem concentração e atenção. Além disso os livros apresentam-nos um grande número de personagens positivas com as quais as crianças se identificam, podendo desfrutar das mais incríveis e fantásticas aventuras e situações.

O livro é sem duvida um instrumento insubstituível na formação intelectual, moral, afectiva e estética”.


Durante esta semana estivemos a reler as nossas histórias preferidas:
  • "Os Chibos sabichões"
  • "O Sapo Apaixonado"
  • "Os três Ursinhos"
  • " A lagarta Comilona"
  • " A que sabe a Lua?
  • "Queres brincar comigo?"



4 comentários:

As Pequenas Flores Azuis disse...

Olá meninos:

Conheço alguns desses livros e são deliciosos. "Os chibos sabichões" é até o livro preferido da minha filha. Sabe-o de cor e apesar de ainda não saber ler, consegue contar a história como se estivesse a ler. São as vantagens de ouvir histórias todos os dias. Ler ás crianças é mesmo importante!

Bom ano para todos.

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

Ola vizinhos da sala azul,

Há coisa melhor do que a magia de mergulhar nos histórias, partilhar as aventuras com os Chibos Chibões...ou com a Lagartinha Comilona...ou com os três Ursinhos?

Quando quiserem podem vir à nossa sala...vamos ter muitas histórias para vos contar.

Um beijinho dos Amarelinhos

Berta disse...

Os livros são mesmo um instrumento fantástico!

Todas essas histórias, que tenho a certeza que foram escolhidas "a dedo", ajudaram imenso nesta primeira semana da minha filhota. Umas tranquilizaram-na quando ela mais precisava, outras entusiasmaram-na e abriram o caminho para ela gostar da escolinha e dos novos amiguinhos e houve uma que lhe acertou em cheio no coraçãozinho.

Obrigada!

Mãe da Inês

Sala Amarela do JI Vasco da Gama disse...

ola Mãe da Inês,

O seu comentário também acertou em cheio no nosso coração...è tão bom termos algum feed-back das famílias...
É essa a razão de existência deste espaço.
Quanto à sua Inês, penso que já se conseguiu muito...ja brinca com os outros, já não se mostra dependente do adulto, já sorri...mas ainda vamos ter mais!!!

Obrigada pela sua doçura e confiança