segunda-feira, 1 de março de 2010

"Onda"

Esta semana comemorámos a semana da leitura. O tema escolhido pelo Agrupamento foi o Mar. A professora Carla trouxe um livro que se chama "Onda". Esse livro de Suzy Lee da Editora GATAfunho é muito especial sabem porquê?
Porque não tem nada escrito, só tem imagens...
A partir das imagens somos nós que inventamos a história.
Vejam como ficou a nossa história:


"Era uma vez umas gaivotas e uma menina que tinham medo da água do mar porque vinham as ondas muito depressa e tinha lá uma coisa que fazia as ondas. As ondas eram muito grandes. O mar tinha rochas. A menina começou a fugir porque tinha muito medo das ondas e as gaivotas também começaram a fugir. Os caranguejos eremitas também começaram a fugir.
Ela queria muito olhar para o mar e queria mergulhar porque ela agora já não tinha medo porque o mar se calhar pediu para não ter medo.
Ela sentou-se ao pé do mar a ouvir as ondas depois ela estava a pensar como ia mergulhar naquelas ondas grandes. Chegou-se mais um bocadinho para o mar para ver um caranguejo eremita, para ver peixinhos e corais e depois como queria mergulhar queria tentar dar um salto e mergulhar.
As gaivotas começaram a voar e a menina estava quase no mar, ela estava a colocar o pé no mar para sentir a água do mar fresquinha. Ela saltou para o mar e molhou tudo, as gaivotas e o vestido. As gaivotas estavam contentes porque ela finalmente conseguiu ir para o mar.
Depois vieram muitas ondas e ela ficou um bocado assustada e as gaivotas também ficaram assustadas. Veio uma onda que parecia uma cadeira e também parecia um dragão e também uma pata de um animal. A menina e as gaivotas estavam a ver o que as ondas pareciam. Depois as ondas pareciam bolhas gigantes e motas e a menina e as gaivotas desataram a fugir porque o mar era muito assustador.
A menina depois de estar longe do mar fez uma careta, atirou a língua de fora e depois o mar ficou ainda mais furioso e zangado. Atirou-se para cima da menina e levou tudo à frente. Parecia um furacão. A menina ficou toda encharcada. Ela aprendeu uma lição: não se brinca com o mar. As gaivotas vieram ter com ela para ela lhes dar comida que o mar deixou na areia. As gaivotas comeram e a menina estava contente porque as gaivotas voltaram.
Finalmente chegou a mãe da menina que veio ver o que se passava. Trazia na mão os sapatos e um guarda-sol e foram embora.
A menina começou a dizer adeus ao mar e às gaivotas."

1 comentário:

Berta disse...

Olá.

Por acaso já tinha visto este livro e achei a ideia fantástica, além de as ilustrações serem espectaculares.

E mais uma vez os Amarelinhos estão de parabéns. A vossa história ficou mesmo muito bonita.

Beijinhos para todos.

Mãe da Inês